sábado, 5 de abril de 2008

Fotógrafos Brasileiros: Cristiano Mascaro

O arquiteto e fotógrafo Cristiano Mascaro é um profissional bastante conhecido de seus colegas pelas fotos que revelam, com rara sensibilidade, o universo da arquitetura e do patrimônio histórico brasileiro.
Mascaro tem uma trajetória bem-sucedida também no fotojornalismo e na docência ligada à fotografia.
Formado nos tempos iniciais da FAU/USP, ele conviveu com grandes mestres, como Vilanova Artigas, Benedito de Toledo e Roberto Coelho Cardoso, entre outros.
edifício Copan

viaduto Santa Ifigênia

"Nada mais me exige tanto e a nada mais dedico tanta energia, interesse e entusiasmo. Iniciar um trabalho, partir com minhas câmeras pela cidade, atravessando as ruas, mirando as perspectivas, acompanhando os passos das pessoas e fotografando-as nesse cenário, provocam em mim uma agradável sensação de aventura e de descoberta. Percebo claramente nessas ocasiões que ser fotógrafo satisfaz-me plenamente."

Cristiano Mascaro - Livro Luzes da Cidade - Projeto Difusão


avenida Nove de Julho


rua Augusto Severo




"(...) O trabalho de Cristiano Mascaro é marcado por um romantismo e por uma atmosfera absolutamente genial. O fotógrafo não quer uma cidade pitoresca, e sim registrar as suas diversidades, que se multiplicam em plena luz do dia.

Uma profusão de imagens como um grande espetáculo da vida urbana, uma massa de atividades individuais que generalizam a vida e a energia da cidade e que fazem o real parecer mágico e estranho, em qualquer cidade do país. É assim que ele vê as cidades através de sua Hasselblad, para imaginar o seu mundo.

As cidades são uma desordem permanente, onde tudo - pessoas, automóveis, arquitetura, nuvens, sol - está num terrível descompasso, onde cada elemento pertence a mecanismos diferentes, sobre os quais não temos nenhum controle. De repente, num momento de magia e de prazer, as coisas se harmonizam e o que ninguém viu transforma-se numa imagem de Cristiano Mascaro. Ele consegue, numa fração de segundos, construir uma forma de veracidade".


Rubens Fernandes Junior
FERNANDES JUNIOR, Rubens. O ocaso e o imponderável. In: MASCARO, Cristiano. Luzes da cidade. São Paulo: DBA, 1996.

Nenhum comentário:

Postagens populares